Receita da irmã argentina Natalia Kiako, que traduzimos para você! Serve para recheios e coberturas de bolo, brigadeiro, ou para comer de colher!
Creme de chocolate (recheio, glacê, creme de “ChocoFeijão” ou como alguns leitores dizem embora não seja: nutella falsa):
- 2 xícaras de feijão preto orgânico Marfil ou feijão aduki Cooper (já cozido)
- ½ xícara de cacau orgânico amargo
- 1 xícara de açúcar Mascavo, substituível pelo adoçante de sua escolha. Eu recomendo não substituir mais da metade por mel ou stévia para obter melhores resultados. A substituição das tâmaras embebidas e sem caroço é deliciosa, sejam inteiras ou ao meio.
- ½ xícara de óleo de coco, pode ser substituído por qualquer outro óleo, eu recomendo azeite
- 1 colher de chá de baunilha (opcional)
- 1 colher de chá de canela (opcional)
- 1 colher de chá de café solúvel previamente dissolvido em água (opcional)
- Água morna, quantidade necessária (cerca de 1 xícara, a gosto)
- Pitada de sal
Processe no liquidificador todos os ingredientes, reservando para o final o cacau e parte da água. Adicione o líquido aos poucos, até obter a textura desejada: se quiser recheá-lo, torne-o mais denso, se for para cobri-lo mais claro. Com o feijão ainda quente, o creme sai melhor e mais rápido (mais liso e sedoso) mas consegue-se mesmo assim se estiver frio: nesse caso recomendo adicionar a água quente.
Conservar na geladeira até o uso, em tupper ou jarro hermético, por dez dias sem problemas.Quanto mais açúcar e óleo, mais tempo dura. Outra forma de fazer durar mais tempo sem adicionar gorduras e açúcares: frasco de vidro hermético o mais fundo possível na geladeira. Não congele, mude sua textura. A menos que queiram tomar sorvete…
Mmmmmm delicia!
